FacebookPixel
Geral

Guimarães quer ser ´Capital Verde Europeia´ em 2025

04 mai 2023 min de leitura
A cidade de Guimarães formalizou a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. 

Depois de ter apresentado uma primeira candidatura em 2017, alcançando o quinto lugar entre as 13 cidades concorrentes, o município continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo projetos de elevado valor. Agora, voltou a submeter uma nova candidatura, demonstrando o seu percurso e as metas a atingir para sete indicadores de sustentabilidade: qualidade do ar, ruído, água, natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, alterações climáticas, mitigação e, ainda, adaptação. 

O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, destaca “o percurso de Guimarães na área ambiental”, sublinhando que “esta candidatura demonstra uma grande maturidade e deixa evidente o sucesso dos inúmeros projetos na transformação do território e do cidadão. Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural pode ser, também, uma cidade verde”. 

Acrescente-se que para a submissão de candidaturas ao título de Capital Verde Europeia são elegíveis apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes dos Estados-Membros da União Europeia, dos países candidatos à União Europeia, da Islândia, do Lichtenstein, da Noruega e da Suíça. A shortlist com as cidades finalistas para o reconhecimento como Capital Verde Europeia 2025 será conhecida no próximo mês de junho. A cidade vencedora será anunciada em outubro. Guimarães encontra-se, agora, na corrida pelo título, podendo, em caso de vitória, tornar-se a segunda cidade portuguesa premiada, depois de Lisboa ter recebido o título em 2020. 
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.