FacebookPixel
Mercado Imobiliário

Pedir uma extensão do crédito habitação? Conheça os requisitos

08 jun 2022 min de leitura
Para pedir uma extensão do empréstimo do seu imóvel, é necessário cumprir alguns requisitos, como estar em dia com todos os pagamentos, ter uma situação económica e de emprego estável e um nível adequado de endividamento. Saiba tudo que é necessário:

Estar em dia com os pagamentos
A primeira coisa que deve ter em conta para que o banco lhe conceda a prorrogação do financiamento é estar em dia com os pagamentos. Ou seja, não pode dever nada ao banco ou ter atrasos no pagamento.

Nível de dívida adequado
Por outro lado, o banco também levará em conta o nível de endividamento geral. Ou seja, se tem vários créditos habitação ou empréstimos pessoais. Caso tenha muitas dívidas a pagar (mesmo que não tenha atrasos nos pagamentos) é menos provável que o banco lhe conceda a prorrogação, pois entenderá que o risco de não pagar é maior.

Emprego estável e situação económica
O banco valoriza positivamente que tenha uma fonte de rendimento suficiente (e regular) para fazer face ao pagamento das dívidas. Por isso, ter um emprego fixo e um salário alto ajudará a conseguir a extensão da hipoteca. No entanto, isso não significa que não possa ter acesso à extensão se, por exemplo, tiver um contrato temporário ou for trabalhador independentes, mas será um pouco mais complicado.

Idade do titular do empréstimo
Outro fator que pode influenciar na concessão da prorrogação do empréstimo é a idade do titular (ou titulares) da mesma. Os bancos preferem emprestar dinheiro a pessoas que estão em idade de obter rendimento com maior facilidade. Ou seja, nem muito jovem nem muito velho. Isso não significa que pessoas que não estão nessa faixa etária não possam solicitar a extensão, mas é um fator que o setor financeiro analisa.

Valor da extensão da hipoteca
Por fim, outro aspeto que deve ter em consideração ao solicitar uma extensão do empréstimo é o valor do capital que vai pedir. Quanto maior o capital que solicita, maiores também serão as dificuldades na hora de fazer a concessão. Ou seja, pedir uma extensão de hipoteca de 10.000 euros não será o mesmo que pedir 50.000. No primeiro caso, é muito provável que o banco esteja mais inclinado a aumentar do que no segundo, pois, sendo um valor menor, o risco que o banco tem que assumir também é menor.
Mercado Imobiliário
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.